14 de mai. de 2010

Assim é vida de técnico, meu caro

Apesar de sua inexperiência como treinador Dunga entende do assunto. Sabe que tem que manter a base da seleção vitoriosa que tem em mãos e tem a responsabilidade de fazer essa seleção vencer. O que já está conseguindo. E fez muito bem em manter sua base para a Copa do Mundo de 2010.

Deixou para trás a vontade do povo e não convocou 3 clamores populares: Paulo Henrique Ganso, Neymar e Ronaldinho (Adriano também não foi convocado,dando lugar ao Grafite). Porém, inexperiência não pode ser contada como um fator contra para os jovens Ganso e Neymar, porque todos os jogadores já foram inexperientes um dia. Pelé, por exemplo, foi para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia com apenas 17 anos e decidiu o mundial.

Ganso vem se destacando no Santos pelos seus passes magistrais e sua inteligência em campo. Porém começou a jogar bem apenas neste ano. Em 2009 foi apagado. Neymar também começou a se destacar em 2010. No ano passado teve várias oportunidades, mas não correspondeu. Já Ronaldinho Gaúcho não conseguiu manter seu bom futebol dos tempos de Barcelona. Agora no Milan, Ronaldinho vem se destacando menos, mas em 2010 recuperou parte de seu bom futebol. (Ironicamente, no álbum oficial da Copa do Mundo, Ronaldinho completa a seleção, porém não foi convocado, assim como Adriano e André Santos.O gaúcho está entre os 7 suplentes e ainda pode beliscar uma vaga no Brasil).

Ninguém é obrigado a gostar da forma como o Brasil tem jogado, mas é obrigado a reconhecer o mérito. Em 3 anos no comando, Dunga ganhou todos os campeonatos possíveis (Copa América, Copa das Confederações e primeiro lugar nas eliminatórias), incluindo vitórias contra Itália, Argentina e Portugal. Seus números são explícitos: 53 jogos, 37 vitórias, 11 empates e apenas 5 derrotas. Um aproveitamento fantástico. Além de vitorioso, Dunga é muito conservador. Vem com essa mesma base desde 2007. Quando mexe, mexe até 4 jogadores, no máximo.

Se houver uma derrota na África do Sul, vão culpá-lo. Não convocou Ganso, Neymar e Ronaldinho e foi criticado. Se os convocasse, também seria. Assim é vida de técnico.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, muito bom.