9 de jun. de 2010

Um momento para Jabulani*

*Jabulani significa “celebrar” no idioma Zulu, um dos 11 da África do Sul

Em 15 de maio de 2004 a África do Sul comemorava a escolha do país sede da Copa. Agora, 7 anos depois,o mundial começará.O primeiro no continente africano.O mais inovador tecnologicamente,e sem dúvida,o mais animado.

Muitos deviam estar se perguntando antes da Copa começar: um mundial na África do Sul? Será que vai dar certo? Por enquanto, não podemos garantir nada, mas está com pinta que vai ser um grande torneio. Trouxe junto com a Copa a responsabilidade de fazer bem feito.

Em 2008 chegou a especular-se uma troca de país-sede, devido a seus grandes problemas nas construções dos estádios e da organização do mundial. Conseguiu se recuperar, e hoje sedia pela primeira vez a Copa do Mundo. Para melhorar, pela primeira vez, não temos um grande favorito.

Na história das Copas um desses quatro times sempre esteve na final, um, outro ou os dois: Brasil, Itália, Argentina e Alemanha.Portanto esses são os grandes favoritos. Podemos com facilidade acrescentar Espanha e Holanda a essa lista.

Brasil, apesar de jogar fechado, conta com a melhor defesa do mundo e ganhou tudo que disputou desde a Copa de 2006, na Alemanha. Dunga, muito conservador,mantém a mesma base e tem chance de sair do mundial com o caneco na mão.

Itália, por sua vez, não vem com um time forte, e só não tem chances de cair logo na primeira fase porque seu grupo(composto por Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia) não permite.

A Argentina vem com um time fortíssimo, com o melhor ataque do mundo e o melhor jogador do mundo junto, e pode sair com o troféu pra casa.

A seleção da Alemanha, assim como a Itália,vem com um time fraco, mas pode surpreender. Porém, sem o astro Ballack, a seleção perde a liderança e vem muito desfalcada.

Holanda e Espanha vivem um momento parecido. Jogam o melhor futebol do mundo, mas ainda não tiveram a glória de levantar a taça uma única vez. Já vieram como favoritas em outras Copas e são as grandes favoritas do torneio, mas na “hora H” acabam pecando.

A África do Sul, apesar de ser o país-sede da Copa, não é uma das favoritas e deve cair na primeira fase. Porém, com o embalo da torcida e das tradicionais vuvuzelas, o máximo que a seleção pode fazer é chegar às oitavas, e quem sabe, às quartas, o que já seria um grande feito.

O mundo para. O planeta gira em torno da África. Agora a responsabilidade é deles. Além de uma boa Copa, todos esperamos muitos LADUMAS*! Brasil neles! Hexa neles! E boa sorte a todos e, principalmente, aos africanos.

*Laduma significa “gol” no idioma Zulu

0 comentários: