9 de fev. de 2013

Pequeno?



"Para time pequeno meu filho não vai".

Foi com essa declaração que Mauro Martins, pai do atacante boliviano Marcelo Moreno, encerrou sua participação na Rádio Bradesco Esportes FM. Ele se referia ao Palmeiras, que tinha acabado de iniciar uma negociação envolvendo uma troca de jogadores do Grêmio e do time alviverde. A transferência culminaria na ida do atacante para a equipe paulista. Os protestos nas mídias sociais contra essa afirmação se deram em  alta escala e a revolta foi geral.

Hoje em dia, porém, não é nenhum absurdo que haja esse tipo de discussão em torno da "grandeza" do clube. O Palmeiras perdeu, e não é de hoje, uma parcela muito grande de sua credibilidade. A fórmula do fracasso foi simples: diretoria desorganizada e sem capacidade, pouquíssimo dinheiro em caixa e a mais recente queda à Série B - a segunda nos últimos 10 anos. Mais do que isso, os fatos foram se desencadeando. Explico.

O presidente Arnaldo Tirone foi o sucessor de Luiz Gonzaga Belluzzo na presidência da equipe alviverde. Ele assumiu o cargo em 2011, e levou consigo a responsabilidade de comandar uma associação tão importante tal qual a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Fracassou.

O Palmeiras já não estava na melhor das épocas, tendo em vista que ganhara apenas um título nos últimos 10 anos; no entanto, Tirone deu a impressão de que ainda havia algo que podia piorar. E como havia...

Essa direção desorganizada comandada pelo agora ex-presidente se mostrou muito frágil e incapaz de lidar com a situação palmeirense. Como consequência, viram o dinheiro se esvair . Chegou, enfim, a um ponto extremo: o Palmeiras sofre atualmente para conseguir contratar jogadores - tantos em termos financeiros, quanto na vontade dos jogadores em vestirem essa camisa, como retratou o próprio Marcelo Moreno.

A diretoria não qualificada somada a falta de dinheiro no caixa culminaram na inevitável queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, no ano passado.

E agora a corrida é contra o tempo. O Palmeiras tem que juntar os cacos, e em 2013 pensar apenas em subir para a Série A. O foco deve ser IMPRETERIVELMENTE esse. O elenco é limitadíssimo, já que não conseguem contratar. Portanto não há que se pensar em Libertadores. O que vier, é lucro.

Camisa esse time tem, e de sobra. História também - eles foram os "campeões do século", como adoram se auto denominar. Possuem uma torcida que eu respeito muito e que não merece estar passando por isso.

Portanto, espero do fundo do meu coração que o Palmeiras volte a ser o que era antes. O meu pensamento é em prol de nosso país, que teria uma grande perda se a equipe passasse ao patamar de "clube pequeno". E olha que tem gente que acha que já passou.



OBS: A troca envolve Barcos e mais 5 jogadores do Grêmio. A informação do momento é de que o atacante argentino já está vendido ao clube gaúcho.

3 comentários:

Anônimo disse...

palmeiras eh pequenoooo

Anônimo disse...

grande blog, parabens!!

Anônimo disse...

Muito bem observado. bjs