19 de fev. de 2013

Um pouco mais de paciência



Domingo ensolarado, Pacaembu lotado, 16h00 no relógio e Dérbi vindo aí. 

Seria uma tarde normal, que abrigaria mais um clássico, dos tantos que por ali já passaram.

Seria normal, sim, se o Palmeiras não estivesse na Série B, e o Corinthians não fosse o atual campeão mundial. Não à toa, a vitória corintiana era dada como certa.

O começo do jogo também não deixava dúvidas: Timão avassalador em campo. Vencia por 1 a 0 antes dos 20 minutos do primeiro tempo e havia perdido mais um bocado de chances.

Mas aconteceu alguma coisa. Erros raramente vistos apareceram na defesa corintiana e o Palmeiras virou a partida.

A equipe alvinegra ainda empatou no fim, com gol de Romarinho - sempre ele - mas o resultado irritou a torcida corintiana.

A grande maioria considerava a vitória como algo que aconteceria na certa - a dúvida era somente quanto ao placar. E nessa onda da certeza da vitória, houve um baque fortíssimo com o empate. Sobrou para a equipe.

Despontou, na internet, na televisão e nos jornais, uma saraivada de críticas contra a atuação e a equipe de modo geral em 2013. Sobrou até para o Tite, que foi cobrado por mudanças no time titular. Acredito que não é por aí. Essa equipe que hoje joga o Paulistão foi CAMPEÃ DO MUNDO, e faz menos de dois meses!

Os jogadores e o treinador têm créditos de sobra - e talvez seja por isso que Tite ainda mantenha alguns jogadores como titulares, mesmo que com outros voando. E não está errado, não!

É muito complicado sair de um campeonato com a grandeza do Mundial para jogar o Campeonato Paulista. É claro que contra o Palmeiras, por exemplo, vai haver quase sempre a mesma motivação. Mas aconteceu. O Corinthians levou gols bobos e perdeu dois pontos. Acontece.



E dizem que, por estar lá em cima, o tombo é ainda maior. Mas é aí que eu fico irritado: não houve tombo. Não há motivo algum para tamanha reclamação e tamanha exigência por "trocas no time titular". Esse time que hoje empatou com o Palmeiras é o mesmo que venceu o Chelsea.

Assim como toda equipe de futebol, não teve um bom dia. Aliás, jogou bem, foi superior durante boa parte do jogo, mas não triunfou. É perfeitamente normal.

Não pode voltar a acontecer, isso é fato. Mas será que está na hora de fazerem tantas críticas? Entendo que é necessário uma "bronca", mas os corinthianos não confiam na equipe que tem? Não acreditam em Tite, nos onze titulares que os representaram no Japão? Acham mesmo que é a hora de mudanças na equipe?

Entendo a cobrança por Pato (que bela matada de bola no gol do Romarinho) e Renato Augusto na equipe titular. Quando entram, jogam bem, é verdade. Mas pode reparar: quanto tempo esses que jogam hoje em dia no time titular esperaram para de fato iniciarem a maioria das partidas?

O Tite está seguindo a linha de sucesso que garantiu dois títulos ao Corinthians em 2012 e está fazendo certo. O que aconteceu domingo foi um empate contra uma equipe aguerrida e com vontade transbordando. Se a crítica já é tão grande sem ter perdido, imagina quando forem de fato derrotados... paciência, Fiel Torcida!

0 comentários: